5 curiosidades sobre o clássico Pac-Man

Pac-Man é um dos games mais famosos da história, lembrado por aqueles que viveram seu auge na era dos fliperamas e reconhecido pelos jovens de hoje graças a versões mais recentes. Por conta desse enorme sucesso, separamos uma série de curiosidades que envolvem este que deixou de ser um simples jogo para se tornar um ícone da cultura geek. Confira:

  1. Muitos nomes para um só jogo

    Pakkuman era o nome original do jogo no Japão quando foi lançado em 1980. No mesmo ano, ele chegou ao Ocidente como Puck-Man por conta de sua semelhança com um disco de hockey. Entretanto, a Bally, empresa que comprou os direitos do jogo nos Estados Unidos, rebatizou o personagem como Pac-Man para evitar que o nome fosse similar ao palavrão "fuck".

    No Brasil, ele foi lançado com o mesmo nome americano, mas rapidamente recebeu o inusitado apelido de “Come-come”.

    Imagem de Muitos nomes para um só jogo

    Imagem do jogo Muitos nomes para um só jogo
    Muitos nomes para um só jogo
  2. Acumulador de recordes

    Pac-Man conquistou dezenas de recordes durante sua trajetória e até hoje detém o título de "jogo mais vendido para Atari 2600", com 7 milhões de cópias. Sua sequência Ms. Pac-Man detém o posto de 12º jogo mais vendido para Mega Drive.

    O recorde mais atual é de 30 milhões de cópias vendidas nos Estados Unidos na versão para celular. E o mais importante de todos é o título de "Ícone dos Videogames" dado pelo Guinness Book, o Livro dos Recordes.

    Imagem de Acumulador de recordes

    Imagem do jogo Acumulador de recordes
    Acumulador de recordes
  3. Versão feminina e derivados

    Com o sucesso do game, a Namco lançou em 1982 a sequência Ms. Pac-Man. A versão do personagem tem um laço na cabeça, em uma estratégia para atrair o público feminino para o jogo.

    Ao longo dos anos, o jogo ganhou outras versões oficiais e genéricas, como Junior Pac-Man, Baby Pac-Man, Super Pac-Man e Professor Pac-Man.

    Imagem de Versão feminina e derivados

    Imagem do jogo Versão feminina e derivados
    Versão feminina e derivados
  4. Participação em filmes, desenhos e outros jogos

    Já com o status de ícone da cultura geek, o personagem contabiliza uma série de participações especiais em filmes. A primeira foi em Tron, de 1982, em que ele pode ser encontrado em um mapa da arena virtual. No filme Scott Pilgrim, de 2010, o jogo é o tema escolhido pelo protagonista para puxar assunto com a personagem Ramona.

    Na animação Detona Ralph, de 2012, Pac-Man aparece em diversos momentos com outros personagens do mundo dos games. Entretanto, sua grande aparição foi em Pixels, de 2015, no qual ele é um dos vilões, com direito a uma cena na qual come o braço de seu criador.

    Pac-Man também foi protagonista de um desenho animado lançado em 1982. A produtora foi nada menos que a famosa Hanna-Barbera, responsável por clássicos como Os Flintstones e Scooby-Doo. Já nos games, o personagem é um lutador em Street Fighter vs Tekken, Super Smash Bros 4 e Super Smash Bros. Ultimate.

    Imagem de Participação em filmes, desenhos e outros jogos

    Imagem do jogo Participação em filmes, desenhos e outros jogos
    Participação em filmes, desenhos e outros jogos
  5. Inspiração para outros produtores e jogos

    John Romero, famoso designer de Doom, sempre fez questão de frisar que o game de labirinto foi sua grande referência na criação de seus títulos. Já Hideo Kojima, diretor de franquias como Metal Gear, começou a desenvolver seus jogos no estilo stealth graças ao poder que o personagem adquire quando pega um dos power-ups da fase.

    GTA, a popular franquia de ação, lançou seu primeiro título com uma visão aérea inspirada nas fases 2D de Pac-Man. Inclusive o ato de fugir da polícia após cometer algum crime é similar à fuga dos fantasmas no clássico game.

    Imagem de Inspiração para outros produtores e jogos

    Imagem do jogo Inspiração para outros produtores e jogos
    Inspiração para outros produtores e jogos
  6. Homenagens do Google em seus 30 anos

    Em 2010, quando o game completou 30 anos, o Google disponibilizou um doodle no qual é possível jogar uma fase exclusiva de Pac-Man. O mini-game está disponível até hoje.

    Cinco anos depois, no aniversário de 35 anos, a empresa adicionou elementos do game ao aplicativo Google Maps, transformando as rotas do mapa em caminhos com pontos amarelos, iguais aos do jogo.

    Imagem de Homenagens do Google em seus 30 anos

    Imagem do jogo Homenagens do Google em seus 30 anos
    Homenagens do Google em seus 30 anos